Visualização das Informações do Outro

MPPI Sempre Presente na Regularização dos Fundos para a Infância e Adolescência - FIA

Webinar

401

Presencial

Sim

02 (duas) horas

A capacitação se destina a membros, servidores e estagiários do MPPI, integrantes de Órgãos parceiros, bem como ao público externo em geral.


A Webinar ocorrerá no dia 25 de setembro de 2020, no horário de 15h às 17h.


O FIA é previsto no art. 88, IV do ECA como uma das diretrizes da política de atendimento à criança e ao adolescente, sendo vinculados aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, que deliberam sobre a aplicação dos eventuais recursos existentes.

De acordo com levantamento feito por esse CAO com base no sítio da Confederação Nacional dos Municípios ( www. cnm.fia.org.br), no Estado do Piauí, menos de 20% dos municípios possuem o FIA devidamente criado e regulamentado, registrado e apto a receber

recursos, o que representa grave perda de receita para o financiamento de políticas para  a infância e juventude, mormente em um contexto de grave crise econômica, em que as políticas sociais são as que sofrem com os maiores cortes de recursos.

Os fundos da infância são fundos especiais, regidos pelos arts. 71 a 74 da Lei de Finanças Públicas ( Lei Federal n° 4.320/64), constituindo-se em recursos afetados às finalidades específicas, e no caso do FIA, à políticas e programas na área da criança e do adolescente.

Os fundos são alimentandos por recursos do orçamento público e também por destinações de recursos privados e ainda por parte de renúncia da receita da União oriundos do imposto de renda, conforme previsto nos arts. 260 e seguintes do ECA.

Segundo dados levantados da Confederação Nacional dos Municípios, o potencial de arrecadação de recursos para o FIA no Estado do Piauí perpassa o valor de R$ 30.000.000, 00 (trinta milhões de reais), o que representa significativo recurso a ser utilizado em políticas públicas para crianças e adolescentes. Isso por que de acordo com o ECA, as pessoas físicas e jurídicas podem destinar parte do imposto devido à União(6% do imposto devido durante o ano-calendário o percentual de 3% (três pode cento) diretamente na declaração de imposto de renda, no aplicativo da Receita Federal).

O FIA é importante para aplicação de recursos e financiamento de ações. Por deliberação do Conselho Municipal há recursos para financiamento de projetos de entidades que trabalhem com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O FIA não financia politicas básicas como educação, saúde, etc, sendo voltada para o financiamento de políticas específicas.

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA editou a Resolução n° 137/2010, que oferece orientações para o FIA, prevendo as atividades que podem se financiadas, a forma de deliberação de parte dos recursos.

Diante disso, o ECA prevê que o FIA deve obrigatoriamente financiar: a) política de acolhimento familiar, como no caso de famílias acolhedora; b) capacitação de conselheiros tutelares e de direitos; b) financiamento de ações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE ( art. 31 da Lei Federal n° 12.594/12).

Outros estados já estão bastante avançados nessa matéria, sendo o Piauí um dos que menos possuem fundos da infância regulamentados. Face isso o presente tem como objetivo, até o final de 2021, atingir no Estado do Piauí no mínimo 80 ( oitenta) fundos devidamente criados e regulamentados aptos a receber recursos.

A Webinar tem o objetivo de:

  • Apresentar a toda à rede de proteção e a comunidade em geral o projeto MPPI sempre presente na regularização dos Fundos da Infância e Adolescência ( FIA);
  • Oferecer conhecimentos teóricos e práticos sobre o Fundo da Infância e Adolescência;
  • Sensibilizar gestores municipais para a implantação do FIA.

O evento será transmitido AO VIVO, pela Plataforma Teams, através de link https://bit.ly/mppi-webinar-fias .

Atenção: para acesso por meio de smartphones ou tablets, é necessário prévia instalação do aplicativo em seu dispositivo.






15: 00 h

  • Abertura - PGJ Carmelina Maria Mendes de Moura
  • Apresentação do Projeto MPPI Sempre Presente na Regularização dos Fundos da Infância e Adolescência (FIA) e Lançamento da Cartilha de Orientações aos municípios para implantação do FIA - Francisca Sílvia da Silva Reis – Promotora de Justiça/Coordenadora do CAODIJ

 

15: 30 às 16: 10

Palestra "O Fundo da Infância e Adolescência as políticas públicas para crianças e adolescentes" - Marcus Vinícius Pereira Júnior – Juiz de Direito no Rio Grande do Norte. Doutor em Ciências Sociais. Mestre em Direito Constitucional, autor do livro: Fundo da infância e Adolescência. Aspectos teóricos e práticos: da implementação à execução


16: 10 às 16: 30

Palestra "Potencialidades de Arrecadação de Recursos para O FIA por meio do imposto de renda no Estado do Piauí" - Eudimar Ferreira - Delegado da Receita Federal no Piauí.


16:30 às 17:00

Mediação

Local da Realização

MPPI através da Plataforma Teams

Piauí

Teresina
Datas e Horas de Inscrição no Evento

04/09/2020 00:00

25/09/2020 15:00
Datas do Evento

25/09/2020

25/09/2020

Observação: Somente poderá realizar matrícula em algum evento se estiver cadastrado e tiver realizado login como participante.

Autenticação
  • Selecione
  • Pessoa Interna do MPPI
  • Pessoa Externa ao MPPI
  • Administrador